Addtech celebra 20 anos de atuação no mercado de elevadores



Fundada em julho de 1999 pelos sócios Gilson Carlos de Oliveira, tecnólogo eletrônico, e Renato Santana Bitencourt, engenheiro elétrico, a Addtech iniciou suas atividades em um pequeno espaço localizado no bairro Rudge Ramos, no município de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Com muita experiência acumulada por anos de trabalho nas áreas de tecnologia automobilística e automação industrial, seus sócios-fundadores enxergaram uma grande oportunidade de aplicar também esses conhecimentos na área de transportes verticais, especialmente em elevadores de passageiros e cargas.

A empresa começou seus trabalhos primeiramente fabricando sinalizadores digitais, fontes de alimentação e pequenas interfaces eletrônicas para serem adaptados em quadros elétricos a relé pelas empresas de conservação e de embelezamento de elevadores.


MC - 16

Com a demanda crescente e a carência de empresas de tecnologia voltadas para esse mercado, logo encarou também a missão de projetar e fabricar um comando eletrônico que fosse simples e de baixo custo para atender especificamente elevadores novos fabricados por empresas de pequeno e médio porte no estado de São Paulo. Assim nasceu o MC16, o primeiro comando eletrônico da Addtech, diferente dos demais desde o começo, que com pioneirismo e inovação, utilizava tecnologia de microcontroladores, os quais, com pouquíssimos componentes, tornavam suas placas mais compactas e eficientes. Logo tornou-se bem conhecido e por se tratar de um produto compacto e de fácil instalação, foi muito bem aceito pelas empresas de manutenção e conservação para ser aplicado também na modernização de elevadores, o que impactou substancialmente nas vendas, consolidando a marca Addtech no mercado nacional.

A empresa inovou também com protocolo de comunicação serial para os sinalizadores de pavimento e cabine, que era o principal diferencial de seus produtos por utilizar menor quantidade de fios quando comparado aos comandos de fabricantes tradicionais da época.


MCX - SE

Com o contínuo aumento da demanda, vieram também novos desafios, fazendo com que a Addtech investisse em infraestrutura, desenvolvimento de novos produtos, capacitação de pessoal técnico de pós-vendas e, principalmente, em treinamento técnico e comercial para diversas empresas de elevadores espalhadas por todas as regiões do Brasil, tanto com treinamento local como também recebendo centenas de técnicos enviados por essas empresas para serem treinados na sede em São Bernardo do Campo. Esses investimentos não param e a Addtech está continuamente reciclando e treinando sua equipe, bem como os técnicos instaladores e conservadores, sempre que uma nova tecnologia ou novo produto é lançado pela empresa no mercado.

Outro marco importante para a Addtech foi a sua atuação para nacionalização de elevadores importados, especialmente os sem casa de máquinas. No começo dos anos 2000, um número significativo de empresas brasileiras trazia elevadores completos de fora com preços bastante atrativos. Isso fez com que vários elevadores espalhados pelo Brasil ficassem dependentes de mão de obra específica e peças sobressalentes que, além de muito caras, demandavam um longo tempo de espera pela importação.

Atenta às necessidades desse mercado, em 2010, a Addtech lança o primeiro comando para esse tipo de elevador, o MCX SE. Isso permitiu que as empresas conservadoras nacionais pudessem também atender as necessidades de seus clientes, substituindo o controle importado pelo comando eletrônico Addtech a um custo e prazo muito menores do que teriam importando as peças originais.

Um segmento não menos importante da Addtech é o que chamamos de venda OEM, em que alguns pequenos fabricantes dentro e fora do Brasil adquirem placas e periféricos (customizados) para montarem seus próprios controles, que é uma forma de reduzirem seus custos e valorizarem sua marca sem terem que investir em um projeto próprio.

“Temos orgulho de nossa história. Começamos timidamente, com poucos recursos e apenas três colaboradores fabricando acessórios para elevadores. Foi um processo difícil e demorado, mas com muito trabalho e seriedade conseguimos conquistar a confiança e o respeito das inúmeras empresas de elevadores espalhadas pelo país, às quais expressamos nossa imensa gratidão, porque mais do que clientes, se tornaram parceiros e amigos nessa nossa jornada”, diz o sócio-diretor da empresa, Gilson Carlos de Oliveira.




233 visualizações

SINDICATOS

© 2018 por Revista Elevador Brasil