Bucher Hydraulics – iValve: máximo conforto e segurança na mais alta medida



Prezado leitor, hoje vamos abordar os aspectos mais relevantes de segurança e conforto na utilização de sistemas de transporte vertical. É cada vez maior a preocupação com a segurança e o conforto do público que utiliza este tipo de equipamento de transporte. As unidades hidráulicas iValve da Bucher Hydraulics atendem as mais rigorosas normas de segurança internacionais, pois incorporam uma série de dispositivos e sistemas que garantem o maior nível de segurança e conforto para seus usuários. Além da mais alta tecnologia embarcada, a unidade de comando iValve atende a todos os requisitos da norma europeia EN81-2:2010, que entre outros aspectos, trata da questão dos movimentos inadvertidos do elevador e da precisão de parada da cabine. A válvula iValve incorpora num único bloco principal:

  • Bomba e sistema manual de descida

  • Válvula de esfera

  • Sensor de pressão com relés de comutação

  • Sensor de temperatura

  • Monitor de velocidade

  • Válvula UCM/A3 em conformidade com a norma EN 81-2:2010

Esta última é uma válvula de bloqueio redundante, cuja função é impedir que o elevador se movimente enquanto houver uma porta ou um dispositivo de segurança do elevador aberto.

Com a incorporação destes periféricos, atingimos um desnível máximo do +/- 3 mm, independente da temperatura do óleo no reservatório e da carga no elevador. Esse valor é muito superior ao valor usual encontrado no mercado que é de +/- 2cm. Para o usuário final, isso significa mais conforto e redução no potencial risco de acidentes no embarque e desembarque dos passageiros.

Outro quesito importantíssimo é o sistema de resgate em caso de falta de energia ou falha no equipamento que é item padrão na unidade iValve da Bucher Hydraulics. O bloco iValve incorpora bomba manual e válvula de descida que tem a função de elevar e/ou descer a cabine até o próximo nível/andar, garantindo assim que se possa abrir a porta do elevador e permitir o resgate dos passageiros. Comparativamente, essa operação em elevadores em sistemas com máquinas de tração, cabo e contrapeso é extremamente complexa e exige pessoal especializado para sua execução. No sistema iValve da Bucher Hydraulics, qualquer pessoa sem conhecimento técnico pode executar com a máxima segurança, sendo necessário apenas pequeno treinamento e capacitação no produto iValve.

O sistema eletrônico iValve possui ainda sensor de pressão que monitora a carga do elevador. Os parâmetros são programados na cartela de controle iCon. Havendo excesso de carga, o sistema impede a partida do elevador e ainda se a pressão estiver abaixo do mínimo parametrizado, o sistema impede a partida do equipamento. A iCon incorpora relês que operam em conjunto com o sensor de carga e são travados eletricamente as entradas de segurança no painel elétrico principal do elevador, proporcionando segurança adicional, evitando acionamento de forma inadvertida.



E não menos importante, citamos o sistema de teste da válvula de ruptura, incorporado na iValve. Este teste, obrigatório no mercado europeu, faz parte dos ensaios para a liberação técnica do elevador. O teste consiste em fazer com que o elevador atinja uma velocidade de descida 30% acima da velocidade normal. Essa condição deve provocar o fechamento da válvula de ruptura e como consequência provocar a parada do elevador. Caso o elevador não pare, isto indica que a válvula de ruptura está fora de calibração e deve ser reajustada de forma que o equipamento volte a trabalhar dentro das normas de segurança. O sistema iValve incorpora essa função sem a necessidade de incorporação de outros periféricos.


Exemplo de Instalação

Inteligente e segura: A iValve combina simplicidade, segurança e inteligência, sendo certificada para corresponder a DIN EN81-2:2010, não necessitando nenhum outro periférico para segurança adicional.



Se você trabalha com elevadores, contate a Bucher Hidráulica. Com certeza estaremos aptos a ajudá-lo a buscar soluções otimizadas para atender sua necessidade de forma integral e dedicada. Consulte-nos através do e-mail: Info.br@bucherhydraulics.com

2 visualizações

SINDICATOS

© 2018 por Revista Elevador Brasil