Elevador de acessibilidade para piscinas garante segurança para pessoas com mobilidade reduzida

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes e Construtores de Piscinas e Produtos Afins (Anapp), o Brasil é o segundo mercado de piscinas no mundo, com mais de dois milhões de unidades instaladas. O clima tropical, presente em boa parte do território no país e os dias de verão são perfeitos para aproveitar um dia em clubes ou piscinas públicas. Mas existem pessoas com a mobilidade reduzida, que precisam de segurança e conforto para que possam entrar na água.

Pessoas com mobilidade reduzida não são apenas aquelas portadoras de algum tipo de deficiência, mas também idosos, obesos, gestantes, ou que possuem, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora ou percepção. A inclusão social para essas pessoas é importante também nos momentos de lazer. Neste cenário, surgem os elevadores de acessibilidade para piscinas.

A Thyssenkrupp Elevadores lançou recentemente no mercado brasileiro mais um produto da Divisão de Acessibilidade: a cadeira de transferência para piscinas. O produto foi desenvolvido para adaptar as áreas de lazer públicas e privadas, bem como promover a reabilitação motora em espaços apropriados, visando a inclusão social, a partir da prática esportiva da natação.

O mercado de aplicação do produto é abrangente: atende aos projetos de lazer de residências (casas e edifícios), hotéis, centros esportivos, clubes e escolas de natação, além de centros de fisioterapia e de reabilitação. O público-alvo é variado e formado por pessoas com algum tipo de deficiência motora temporária ou permanente, inclusive cadeirantes, idosos, gestantes e crianças.




Cadeira para piscinas - Thyssenkrupp

Segundo o Gerente de Acessibilidade da Thyssenkrupp Elevadores, Rafael Villar, a cadeira é um instrumento de inclusão social. “Hoje, muitas pessoas deixam de usar a piscina por medo de cair ao descer as escadas, como os idosos e até mesmo uma gestante, e os cadeirantes só têm como opção as rampas”. Segundo Villar, o uso de soluções acessíveis em áreas comuns de prédios residenciais novos, como as piscinas, está previsto na lei federal de acessibilidade e as Prefeituras estão começando a fiscalizar as obras para o cumprimento da legislação.

A cadeira de piscina da Thyssenkrupp possui um design clean, que se traduz em um produto compacto e de fácil instalação, porém robusto. Um pequeno espaço junto à borda da piscina é suficiente para a base de fixação, composta por um motor, bateria independente e sistema de acionamento. A tecnologia aplicada ao produto se traduz na utilização de materiais preparados para resistirem à exposição externa, inclusive em regiões litorâneas, e submersão na água. O motor e a bateria são blindados e o comando joystick é à prova d’água. Por isso, não é necessário um espaço (casa de máquinas) para armazenar o sistema de motor.



Foto: Thyssenkrupp (Divulgação)

Com capacidade para transportar uma pessoa de até 150 quilos, a cadeira possui proteção posterior, apoio para os braços e os pés e cinto de segurança. Outro diferencial é a altura do assento, adequado ao da cadeira de rodas, para facilitar o translado do cadeirante de forma autônoma na hora que ele for utilizar o equipamento. A operação também é simples. Após sentar-se na cadeira junto à borda da piscina, a pessoa aciona o joystick para entrar e sair da piscina, indicando sobe ou desce no comando. “O sistema foi desenvolvido para facilitar a utilização da cadeira com total segurança. Recomendamos a operação assistida e o uso do cinto de segurança”, destaca Villar.

Além da comercialização e instalação do produto, a Thyssenkrupp disponibiliza ao cliente um contrato de manutenção preventiva trimestral, a partir de um corpo técnico especializado, um conjunto de bateria reserva e garantia de fabricação de um ano. A cadeira está disponível para pronta entrega em todo o território brasileiro.



Access Pool


Outra empresa que atua no segmento é o Grupo DW. A empresa fabrica o Access Pool, elevador de piscina que oferece 100% de autonomia, liberdade, conforto e segurança ao usuário. Vendido e distribuído pela GMV LA, o Access Pool torna possível a mobilidade com segurança, para que o usuário possa desfrutar de momentos de lazer e praticar atividades físicas na piscina com total conforto e liberdade. Com instalação fácil e prática, o elevador pode ser utilizado em piscinas de fibra, concreto e vinil. Desenvolvido com materiais de alta qualidade em aço inox, as peças foram projetadas para que seu uso seja totalmente seguro, resistente ao cloro e intempéries.



Regulamentado pela NBR 9050, o Access Pool trabalha 100% com o sistema hidráulico, utilizando somente a força da água, o que garante mais segurança aos usuários, pois não contém eletricidade na borda da piscina, evitando assim o risco de choques elétricos. O elevador é fabricado totalmente em aço inox AISI 304, garantindo mais durabilidade contra os agentes químicos utilizados nas piscinas. Possui capacidade para transportar uma pessoa de até 150 quilos e controle de velocidade por alavanca, garantindo um transporte suave, seguro e confortável.

O equipamento possui fácil instalação, podendo ser instalado com a piscina cheia ou vazia, sem contato com as paredes internas da piscina, além de possuir a garantia de 24 meses. A fabricação é 100% nacional e não necessita de manutenção preventiva. Ao total, mais de 500 equipamentos da empresa já foram instalados em todo o território nacional.

É essencial priorizar a acessibilidade em piscinas, tornando-as assim, um espaço democrático onde todos os banhistas possam desfrutar deste momento de lazer com conforto, praticidade e principalmente, segurança.

495 visualizações

SINDICATOS

© 2018 por Revista Elevador Brasil