Sistema de nuvem da Schmersal integra elevador à internet



A tecnologia digital está revolucionando toda a cadeia produtiva, prometendo reduzir os custos e ampliar as oportunidades de receita. É cada vez mais comum a adoção de sistemas de automação que permitem aumentar a eficiência de equipamentos, baseando-se no monitoramento com dados online e com tomadas de decisão rápidas.

A Internet das Coisas (IoT) torna possível a interligação de vários dispositivos e o Big Data disponibiliza grande quantidade de dados para análise e de soluções em nuvem. Com essas ferramentas, é cada vez mais simples e rápido aperfeiçoar a operação, maximizar a disponibilidade dos equipamentos e, ao mesmo tempo, diminuir seus custos.

Há mais de 70 anos no mercado de desenvolvimento de soluções e fabricação de componentes eletroeletrônicos para elevadores, a multinacional alemã Schmersal aproveitou a ExpoElevador para destacar seu portfólio com ênfase na indústria 4.0 e na Internet das Coisas (IoT).

Mais de mil visitantes conferiram no estande da empresa o Lift2CLOUD, que integra o Controlador BP408 à nuvem da internet, tornando possível acessar as informações e os detalhes técnicos e analíticos, como linha de segurança, status e posicionamento do produto remotamente, além de facilitar a manutenção preventiva.

“Nosso sistema de nuvem para elevadores integra o equipamento à internet, disponibilizando diversos parâmetros que permitem analisar o funcionamento e a segurança do elevador. Simples e fácil de instalar, o Lift2CLOUD auxilia o técnico na hora de acessar os dados. Com todos os parâmetros acessíveis a um clique, é possível agendar manutenções preventivas, evitando paradas dos elevadores”, explica Rafael de Campos, gerente de produtos para elevadores da Schmersal.



Além dessa grande novidade, a Schmersal também apresentou o Angel e o Re-energy. Dedicado ao Confiance 222, o Sistema de Resgate para Elevadores Angel é dotado de bateria estática, por meio de uma Uninterruptible Power Supply (UPS). A bateria estática é hoje a tecnologia mais moderna utilizada nos principais sistemas que necessitam garantia do funcionamento com confiabilidade. Com a solução da Schmersal, o elevador entra em modo de resgate assim que a energia se desliga e leva seus usuários até o próximo pavimento, garantindo sua saída com segurança. Também é possível programar o Resgate Automático para conduzir os passageiros até o pavimento principal.



Já o Sistema Regenerativo de Energia Re-energy controla bi-direcionalmente o fluxo de energia entre a rede elétrica e o motor do elevador. Este sistema reaproveita a energia devolvida pelo motor do elevador ao invés de desperdiçá-la em forma de calor. Assim, o edifício poupa energia e diminui a faixa distorção harmônica. “O Sistema Regenerativo de Energia é uma tendência e indicado para empreendimentos novos ou já em funcionamento que pretendem adquirir pontos no processo de certificação LEED, por exemplo”, comenta Campos.

A Schmersal está expandindo sua atuação ao redor do mundo e globalizando o portfólio para atender aos mercados asiático, latino e europeu. “Durante a ExpoElevador, contamos com grande fluxo de países da América Latina em nosso estande, procurando soluções e tecnologias para elevadores”, finaliza Campos.




0 visualização

SINDICATOS

© 2018 por Revista Elevador Brasil