Vídeos: O poderoso caminho para melhorar seu posicionamento e aumentar as vendas


Imagine-se no futuro, lá por 2038. Você estaria lendo esta revista ou estaria assistindo os vídeos do canal da Elevador Brasil?

Cada vez mais pessoas e empresas estão utilizando o vídeo como um canal de comunicação. O vídeo não é mais o futuro do marketing, estamos vivendo o presente para este segmento. Se você ou sua empresa ainda não estão produzindo vídeos, isto pode significar atraso para o seu negócio. A Cisco Systems (empresa de redes e comunicações) prevê que até 2019, o vídeo será responsável por 80% de todo o tráfego da Internet.

Quando se trata de alcance, o vídeo é quase imparável. Investimentos em banda larga, a popularização de smartphones e tablets e a flexibilidade na hora de consumir vídeos são alguns fatores que fazem com que os vídeos cresçam de forma incrível.

Sem contar que pessoas estão cada vez mais preferindo assistir vídeos online ao invés de gastar seu tempo assistindo televisão. No Youtube, por exemplo, mais de um bilhão de horas são assistidas todos os dias. E a boa notícia é que ser uma autoridade no seu nicho de negócio não é mais uma realidade distante e pode ser totalmente alcançável por você ou pela sua empresa.

Atualmente é muito mais fácil gravar vídeos e produzir conteúdos de boa qualidade. A popularização da tecnologia como o seu próprio smartphone, por exemplo, possibilita que você faça excelentes vídeos em qualquer lugar. Mas a criação de conteúdos em vídeo para seu segmento pode trazer vantagens para seu negócio?

Volto a usar o Youtube como referência. Somente na plataforma existem mais de um bilhão de usuários ativos mensalmente. É quase um terço de toda a internet. Sem contar outras redes sensação do momento como o IGTV (Aplicativo de vídeo vertical lançado pelo Instagram), Snapchat e sem falar no Facebook que também está investindo pesado para disseminar sua plataforma de vídeos.

Se você é varejista e busca inserir seu produto naquela grande rede de varejo, porque não pensar em inserir seu produto na grande rede mundial de vídeos? E para tirar a prova real se um mercado está realmente em crescimento é só analisar as empresas que estão apostando no segmento.

Algumas empresas que estão desenvolvendo conteúdos em vídeo: Red Bull, Playstation, Walmart, Canon, Magazine Luiza, Americanas.com, entre diversas outras grandes marcas.

O público que mais consome conteúdos em vídeo possui entre 18 a 49 anos, ou seja, se seu público alvo está nesta faixa etária, as chances de você ter excelentes resultados são maiores. O vídeo pode ser consumido através do smartphone, Smart TV´s e até no sistema multimídia do carro. O esforço para visualizar um conteúdo em vídeo é muito menor do que ler um livro, um e-book ou uma notícia em um portal.

Criar conteúdos em vídeo não é um trabalho assustador, na verdade o processo é bem simples e pode auxiliar muito na sua estratégia de marketing. Basicamente qualquer vídeo é dividido em três etapas: pré-produção, produção e pós-produção.

Pré-produção é o momento de planejar seu vídeo. Irá pensar em tudo o que vai fazer, desde a criação do roteiro, escolha do cenário, elenco, etc.

Produção é o momento da gravação, colocar a mão na massa literalmente.

Pós-produção é a etapa de edição e finalização do vídeo, inserir uma música de fundo, legendas, entre outros recursos se necessário.

Algo extremamente importante na pré-produção é deixar bem claro qual o objetivo do seu vídeo. Você quer gerar mais contatos, aumentar sua autoridade, converter vendas? Tenha em mente, de forma bem clara, o seu objetivo. Isto vai lhe ajudar muito na hora de encontrar a melhor abordagem para a criação do vídeo.

Preste bastante atenção no seu público-alvo. Que tipo de conteúdo um jovem de 22 anos consome frequentemente? Provavelmente é um conteúdo totalmente diferente do conteúdo que um empresário de 40 anos consome. Esse tipo de questionamento é fundamental para que você consiga criar conteúdos alinhados às necessidades do seu público.

No momento da produção, não é necessário ter a câmera mais avançada do mercado para fazer um bom vídeo. Se a câmera do seu smartphone possuir uma qualidade bacana, já está excelente para dar os primeiros passos. Com a evolução do seu negócio, você vai investindo em equipamentos melhores.

Na pós-produção você consegue refinar seu material. É nesta hora que você vai deixar seu vídeo mais dinâmico e interessante para quem está assistindo. É neste momento que você vai retirar as sobras de conteúdo, fazer cortes, ajustar o áudio. O ideal é sempre trabalhar buscando ter o menor tempo possível. Nunca “enrole” o usuário, seja sucinto e entregue o conteúdo de maneira prática e rápida. Vídeos mais curtos retém muito mais a atenção do que vídeos grandes.

E claro, nunca se esqueça da “call to action”, chamada para ação. Você criou aquele vídeo incrível, entregou seu melhor conteúdo, mostrou seu produto, deu dicas, cativou o público, então agora é a hora de fazer com que ele execute alguma ação como baixar um e-book, dar um “like”, preencher um formulário de cadastro ou até mesmo realizar a compra. Portanto, ainda na pré-produção escolha bem a ação que deseja promover e construa seu vídeo em torno dela.

O vídeo humaniza marcas, por mais que sua empresa atue no segmento “B2B (business to business)” existe outra pessoa do lado que vai dar a palavra final para comprar ou não o seu produto.

Dê o pontapé inicial, comece a produzir seu primeiro vídeo que a evolução será constante. Não se esqueça de pedir feedbacks do público, analise atentamente os comentários e faça melhoria nos próximos conteúdos.

Tenho certeza de que após cada produção, a qualidade do conteúdo e a familiarização com este tipo de mídia será maior e melhor, assim evoluindo e colhendo cada vez mais frutos desta mídia.

Link relatório Cisco:

https://www.cisco.com/c/en/us/solutions/collateral/service-provider/visual-networking-index-vni/complete-white-paper-c11-481360.html


Sobre o autor



Darlan Evandro

Profissional de Marketing, apaixonado por ferramentas digitais e comportamento do consumidor. Graduado em Marketing e Propaganda e MBA em Gestão de Negócios. Experiência em Marketing On e Off-line atuando no segmento desde 2010. Email:contato@darlanevandro.com.br / Site: www.darlanevandro.com.br

3 visualizações

SINDICATOS

© 2018 por Revista Elevador Brasil